Curso Gestão de Pessoas
A Confederação Nacional do Turismo e o Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região, promovem, em parceria com o Sebrae Nacional, o curso Gestão de Pessoas, nos dias 14 e 15 de agosto, no Auditório 1 – Sebrae, à Rua Blumenau, 835, Bairro América, Joinville. O curso tem por objetivo capacitar os gestores das micro e pequenas empresas para melhoria no desempenho das equipes, e dos negócios, a partir de tópicos contemporâneos da gestão de pessoas adequados à realidade do Turismo. Serão tratados: turismo, hospitalidade e pessoas; turismo no mundo; turismo no Brasil; turismo, hospitalidade e gestão de pessoas; gestão de pessoas numa nova abordagem; maximizando o seu próprio potencial; estabelecendo uma visão compartilhada; processos de recrutamento e seleção e processos de avaliação de desempenho. Destina-se a diretores e responsáveis pelo setor de Gestão de Pessoas das Micro e Pequenas Empresas do Setor de Turismo e a metodologia utilizada será exposição dialogada, dinâmica de grupo, troca de experiências entre os participantes, apresentação e estudos de casos, discussão de textos, exercícios de fixação e vídeo alusivo ao tema. Nos dois dias o curso inicia às 8 horas, com intervalo para almoço às 12 h e reinício às 13h30min, até às 17h30min. O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelos telefones 47 3461-3379/3461-3380, das 8h30min às 17h30, ou pelo e-mail sindicato@roteirosdeencantos.com.br, com Pamela ou Laís. Os participantes receberão apostila e certificado de participação assinados pela CNTUR e SEBRAE e as vagas são limitadas.
Centro Comercial Expoville
O Centro Turístico e Comercial Expoville, situado no Complexo Expoville, ao lado da BR-101, possui diversas lojas de artesanato, chocolates, porcelanas, souvenirs e outros produtos. Na última semana realizou eleição de síndico e assumiu o posto, pela terceira gestão consecutiva, Terezinha Marques Vieira.
Festa do Colono
No último fim de semana aconteceu na Sociedade Piraí, área rural de Joinville a 37ª Festa do Colono, com muitas atrações festivas e culturais e a gastronomia típica alemã. Nos dias 20 a 22 – sexta-feira a domingo, a Sociedade Cultural Rio da Prata realizará sua Festa do Colono, em 50ª edição, ou seja, meio século comemorando o Dia do Colono, com a presença das tradições da região, tais como desfile alegórico, eleição da rainha da festa, bailes com as melhores bandas e muita comida típica.
Integração das Fronteiras
Mais uma etapa da elaboração do Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço do Estado de Santa Catarina -PDIF/SC foi concluída, durante a segunda reunião técnica, realizada no dia 10 de julho, em Chapecó. Os trabalhos foram coordenados pelos profissionais da Secretaria de Estado de Planejamento – SPG e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina -Sebrae/SC. Participaram do encontro as 11 Secretarias Regionais situadas na faixa de fronteira: São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Palmitos, Xanxerê, São Lourenço do Oeste, Chapecó, Seara, Quilombo, Maravilha e Concórdia. E ainda, membros das Associações de municípios, representando os 82 municípios envolvidos, representantes de entidades e de órgãos públicos das três esferas de Governo – Municipal, Estadual e Federal. Conforme o diretor de Planejamento da SPG, Norton Flores Boppré, a elaboração do PDIF é de grande relevância, pois irão constar as prioridades e projetos estratégicos para o desenvolvimento da região situada na faixa de fronteira. “Antes de realizá-los, precisamos fazer a leitura do atual contexto dos municípios e, a partir disso, estabelecer projetos estruturantes”, apontou Boppré. Durante o encontro foi elaborado um esboço do Plano, constando os programas estruturantes e projetos integradores, dentro dos eixos: Saúde e Educação; Infraestrutura e Logística; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Sócio Ambiental; Segurança e Aduanas. A elaboração do PDIF tem como base a metodologia que foi construída pelo Ministério da Integração Nacional (MIN) e validada para ser aplicada em todo território nacional, na faixa de fronteira. A próxima reunião será nos dias 24 e 25 de julho, em Dionísio Cerqueira, para finalização do Plano, que será entregue ao Ministério da Integração, no dia 3 de agosto. Saiba mais, fones: 48 3665-3319 /9186-9740, e-mail: renata@spg.sc.gov.br.
Dionisio Cerqueira, fronteira de SC com Argentina (foto Jean Merlon)
Exposições no Museu de Arte de Joinville
MAJ – antiga residência de Ottokar Doerffel, fundador do 2º jornal do Sul do Brasil – Kolonnie Zeitung
O Museu de Arte de Joinville –MAJ abriu no último dia 17 o Ciclo de Exposições MAJ, que se estenderá até 2 setembro próximo. Foram lançadas as exposições Samba da Caixa Branca, Lúcia Zarate e Narrativas de uma destruição – parte VII, no Anexo 1, da Cidadela Cultural Antarctica.
Samba da Caixa Branca reúne dez obras da artista blumenauense Luciana Knabben. A estruturação de uma massa de cor serve como mote para sua concepção, por meio de materiais como tecidos, lantejoulas, paetês e fitas. A educadora e artista Mariana Franzim Natural de Londrina -PR, apresenta a instalação Lucia Zarate. A mostra foi realizada a partir de pesquisas acerca da teoria e da estética em torno do estranho, em que a figura é uma espécie de pequeno e macabro camarim para artistas de sideshows, Lucia Zarate. Na mostra “Narrativas de uma destruição – parte VII”, Raquel Ferreira apresenta trabalhos a partir de suas observações cotidianas a respeito do nosso relacionamento com o acúmulo de objetos na casa, e como esta presença suscita nela uma necessidade de buscar estratégias para lhes dar outra destinação. O horário de visitação de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e sábado, domingo e feriado, das 12 às 18 horas, com entrada gratuita.
Turista brasileiro exigente
Quando o assunto é viajar, o turista brasileiro está mais exigente, aponta a pesquisa Perfil do Turista e dos Segmentos de Oferta – Comportamentos e Percepções, produzida pelo Sebrae e a Confederação Nacional do Turismo – CNTur. “As pessoas estão viajando mais, por isso estão mais críticas e experientes”, disse Luciana Thomé, consultora da CNTur e que coordenou a pesquisa. O estudo foi realizado por meio da metodologia de focus groups, que foi aplicada nas cinco regiões do país e envolveu cerca de 100 pessoas durante quatro meses de trabalho. A pesquisa qualitativa reúne informações que revelam o pensamento dos consumidores de turismo, tanto sobre os destinos já consagrados como os lugares ainda pouco explorados. Entre todos os perfis pesquisados – jovens, casais com filhos, solteiros, classes B2, B1, C e pessoas com mais de 55 anos – que viajaram nos últimos 12 meses, os sentimentos comuns de insatisfação referem-se principalmente ao alto custo das viagens, à qualidade do atendimento e à sensação de se sentir enganado em relação ao preço de mercadorias e serviços. Segundo Luciana, essas informações devem servir de alerta para os destinos e as empresas. “O cliente está acenando que está menos tolerante com essas falhas. O brasileiro tem uma grande motivação com a oferta interna, porém ainda há detalhes que precisam ser melhorados”.
Sebrae realizará o I Viva Guará no Maciço
O Viva Guará – Sons e Sabores é um evento que vai reunir, de 24 a 26 de agosto, na cidade de Guaramiranga, no Maciço de Baturité, a 100 quilômetros de Fortaleza, artistas, produtores culturais, visitantes e donos de pequenos negócios que, juntos, movimentam a economia e as tradições da região serrana mais charmosa do Ceará. Com acesso gratuito, o festival oferece desde as oportunidades de negócios mapeadas pelo Sebrae no Ceará para a região até a exposição de produtos representativos do Maciço de Baturité, passando pela difusão de atividades culturais e valorização dos talentos da serra.
Igreja Nossa Sra. de Lourdes de Guaramiranga
Também envolverá a apresentação de grupos nacionais, convidados via intercâmbio com a Feira da Música, que acontece paralelamente ao evento, em Fortaleza. As atividades prometem movimentar a cidade, tais como a Blitz cultural, a Roda de Conversa com música e convidados e o Cortejos e Ritos de Recepção, que percorrerão as ruas estreitas e sinuosas de Guaramiranga, dividindo espaço com o barulho característico do grupo Tambores de Guaramiranga, assistido pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga – Agua. Guaramiranga tem 4.500 habitantes e é conhecida nacionalmente pela suas belezas naturais, construções históricas, além dos festivais e eventos culturais realizados anualmente.
Conferência Nacional de Turismo
A minuta do decreto que convoca a Conferência Nacional de Turismo já está na Casa Civil para a assinatura da presidente Dilma Rousseff. Poucas pessoas se deram conta da verdadeira revolução que ela poderá trazer para o setor. A previsão é que ela seja realizada em 2013, portanto, já atrasado. Serão 15 conferências nacionais. Realizada em quatro níveis – municipal, regional, estadual e nacional, o sucesso da Conferência depende da mobilização das bases – municipal e regional. É a grande chance para que as reivindicações das bases sejam consolidadas e ouvidas.
Aeroporto de Jericoacoara
Os recursos para garantir o reinício das obras do Aeroporto Internacional de Jericoacoara serão liberados pelo Governo do Estado, que vai cobrir a falta de repasses do Ministério do Turismo. Com os R$ 34 milhões liberados, o aeroporto deve ser concluído em seis meses, segundo Bismarck Maia, secretário de Turismo do Ceará. Jericoacoara é uma das preciosidades naturais do Nordeste, totalmente incluída em Área de preservação Ambiental – APA. Contudo, muito bem servida de hoteis, pousadas e restaurantes, dentro da rusticidade local. Um atrativo turístico imperdível.
Guimarães Capital Europeia da Cultura
A Capital Europeia da Cultura é uma iniciativa da União Europeia que tem por objetivo a promoção de uma cidade da Europa, por um período de um ano durante o qual a cidade possui a hipótese de mostrar à Europa sua vida e desenvolvimento cultural, permitindo um melhor conhecimento mútuo entre os cidadãos da União Europeia. Esta iniciativa começou em 1985, com o nome de Cidade Europeia da Cultura. Apenas uma cidade era nomeada por ano, sendo a responsabilidade da organização do evento do Estado-membro ao qual pertencia essa cidade e sucediam-se por ordem alfabética dos países. Em 1990, a o Conselho de Ministros decidiu estender a iniciativa a outros países da Europa não pertencentes à União Europeia. Esta norma teria início apenas em 1996, ano em que terminava um ciclo completo e era limitada a países que segundo a Comunidade Europeia, respeitassem os princípios da democracia, do pluralismo e do estado de Direito. As novas regras sugeriam a alternância entre países membros e outros países, assim como se propunha a alternância entre capitais e cidades de província. Em 25 de maio de 1999, o Conselho de Ministros e o Parlamento, decidem mudar o nome de Cidade Europeia da Cultura para Capital Europeia da Cultura.
Castelo de Guimarães
Primeira capital de Portugal
Assim, Guimarães foi eleita, junto com Maribor na Eslovénia, cidade europeia da cultura neste ano. O projeto Guimarães 2012 é construído com três objetivos: desenvolver o capital humano – incitar a sociedade local a participar na organização dos acontecimentos; criar uma economia criativa – transformar a economia atual numa mais moderna; gerar uma nova geografia dos sentidos – transformar o espaço num mais ativo que todo o tempo oferece experiências culturais e criativas. Guimarães é a terceira cidade de Portugal que obteve este título, antes gozavam dele Lisboa e Porto. É um elemento importante da identidade nacional dos portugueses: a cidade natal do Afonso Henriques – o primeiro rei e a primeira capital, onde se situa o Centro Histórico tombado pelo Patrimônio Mundial. O programa prevê mais de 600 eventos culturais – música, fotografia, cinema, literatura, dança e arte da rua. É dividido em quatro períodos, em que os artistas regionais e europeus, juntos, vão criar as novas obras, que depois estarão em exposição nas galerias e nas ruas. São: “Tempo para Encontrar”, janeiro a março, – concentração no diálogo e intercâmbio de pensamentos; “Tempo para Criar”, março a junho – procura das diferentes maneiras da expressão; “Tempo para Sentir”, junho a setembro, celebrações e festas; “Tempo para Renascer”, setembro a dezembro, – criação da nova cidade, novos lugares. Guimarães 2012 vai privilegiar especialmente a produção original da cidade e a formação dos novos talentos, portanto, não se encontram muitos nomes conhecidos, de grandes estrelas internacionais. Durante todo o ano os jovens músicos europeus vão viver em Guimarães e criar a música de diferentes gêneros, desde rock até eletro, para que cada um possa ouvir o que gosta. Os organizadores preveem cerca de 1,5 milhões de turistas durante este ano.
Largo da Oliveira – Centro Histórico de Guimarães
Conferência em Joinville
Em agosto próximo estará em Joinville a Dra. Paula Remoaldo, uma das pessoas envolvidas na organização do “Capital Europeia da Cultura” em Guimarães. Na oportunidade a visitante conhecerá atrativos culturais e turísticos em Joinville e São Francisco do Sul, e proferirá a Conferência Internacional: Turismo e Cultura, no dia 16 de agosto, às 19h30, no teatro da Faculdade Cenecista de Joinville. A recepção, acompanhamento e a realização da conferência é uma promoção do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, com apoio da Univille, Fundação Turística e Fundação Cultural de Joinville. Pelo seu currículo, a Dra. Paula terá muito que contar e sugerir a todos os que se interessam pelo desenvolvimento do turismo e da cultura de Joinville e região. A professora é uma das orientadoras de doutorado da professora da Univille, Yoná Dalonso, que para tal escolheu a cidade de Guimarães e o que gerou a vinda da sumidade a Joinville.
Currículo da conferencista
Paula Cristina Almeida Remoaldo, é professora associada do Departamento de Geografia da Universidade do Minho, diretora do Núcleo de Investigação em Geografia e Planejamento e membro do Centro de Investigação em Ciências Sociais da mesma Universidade. Doutorou-se em 1999 em Geografia Humana e foi, de 2000 a 2004, e de 2006 a 2007, diretora do Departamento de Geografia e diretora do Curso de Geografia e Planejamento da Universidade do Minho e também integrou a Direção do Mestrado em Patrimônio e Turismo. Detém 22 anos de experiência na análise demográfica, social e cultural do noroeste português. Realiza investigação na área do Turismo Cultural, da Geografia da Saúde e da Mobilidade e Estilos de Vida e é representante portuguesa da Rede Ibero-Americana de Mercadotecnia en Salud que agrega 16 países. Tem cerca de setenta artigos publicados em revistas portuguesas e estrangeiras. Publicou, até ao momento, seis livros e participou na redação de 10 capítulos de livros e em 23 projetos de investigação, nacionais e internacionais.
FNT em Florianópolis
Acontecerá nos dias 10 e 11 de agosto próximo, no hotel Jurerê Beach Village, em Florianópolis, SC, o II Fórum de Turismo de Negócios – FTN, promovido pelo Jornal Internacional de Turismo. Além de empresas e profissionais do setor, também estão sendo convidamos jornalistas para participarem da cobertura do evento e da capacitação sobre imprensa e turismo, no dia 11/08 , ministrada pela Asociación Internacional de Periodistas y Escritores de Turismo (VISION). Para fazer o credenciamento acesse o site: www.ftnonline.com
Deixe um comentário