Centro Holístico de Eventos e Tratamento Terapêutico – Contato: (48) 4052-9209(Fixo) – (48) 99982-3401(Tim) – Plantão (48) 99117-7777 – (WhatsApp +55489982-3401)

O TERCEIRO GUARDIÃO

As informações, assim como os diamantes, encontram-se a espera dos garimpeiros especializados que saberão reconhecer …

Venho gradativamente semeando fragmentos dos ensinamentos que fazem parte do caminho mais promissor da nossa desafiadora jornada.

Abraços, paz e bênção

Egidio Garcia Coelho

Caro Aspirante!

Quem tem acompanhado nossos encontros sabe da importância de dominarmos a mente. Sabem também os estudantes mais antigos que todo ASPIRANTE ao Caminho deve enfrentar [e vencer] diferentes provas com os Guardiões do Umbral. Do contrário, ficará estancado. O texto abaixo é o capítulo 4 do livro ROSA ÍGNEA, no qual o Mestre Samael fala da prova do III Guardião: O GUARDIÃO DA MENTE. Independente de estarmos ou não trilhando as Iniciações Maiores, desde agora mesmo devemos aprender a disciplinar nossa mente, e assim será muito mais fácil superarmos as duras provas futuras a que seremos submetidos, caso, de verdade, estejamos interessados no CAMINHO. Estudem atentamente este capítulo, meditando em seu conteúdo iniciático.

Karl Bunn
http://www.gnose.org.br

O TERCEIRO GUARDIÃO

A mente vive reagindo com os impactos que vêm do mundo exterior. Tu deves controlar as reações da mente por meio da vontade.

Se jogares uma pedra num lago, verás aparecer ondas cristalinas que vão do centro para a periferia. É a reação da água contra a pedra.

Se alguém nos insulta, ficamos irados. Essa ira é a reação da nossa mente contra as duras palavras daquele que nos insulta.

Uma imagem pornográfica fere os sentidos externos e vai até a mente. A mente então reage como o lago do nosso exemplo, com ondas de paixão animal que vão do centro para a periferia.

Devemos subjugar os sentidos e dominar a mente com o terrível látego da vontade.

Nossa mente vive reagindo contra os impactos do mundo exterior.

As incessantes reações da mente acarretam-nos prazer e dor.

O gosto e o desgosto nada mais são do que as reações provenientes do entendimento.

Há que se controlar as reações do entendimento a fim de se passar para além do prazer e da dor.

Precisamos nos tornar tipos serenos, indiferentes diante do elogio e da ofensa, diante do triunfo e da derrota.

Todas as tempestades da nossa existência nada mais são do que o resultado do entendimento diante dos impactos provenientes do mundo exterior.

Um exame clarividente permite-nos compreender que as reações da mente provêm de um centro nuclear.

Esse centro nuclear do entendimento é o Guardião do Umbral da mente.

O Guardião do Umbral da mente é como o fumo da chama.

O Guardião do Umbral da mente é uma criatura terrivelmente demoníaca que vive reagindo para o mundo exterior com ondas de prazer e de dor, com ondas de gosto e desgosto, com ondas de ódio, inveja, cobiça, maledicência, egoísmo, etc.

Nós mesmos criamos esse guardião com todas as maldades do entendimento.

Há necessidade de se separar cuidadosamente o fumo das chamas.

Urge que nos despojemos do Guardião do umbral da mente para nos libertar do nosso passado animal.

Agora, ó Arhat, após teres aberto tuas asas ígneas terás de passar pela prova do Guardião do Umbral do mundo mental.

Tem valor, ó guerreiro, ó lutador! Esse é um momento supremo.

Desembainha tua espada ígnea e lança-te intrépido ao Guardião do Umbral da mente.

Agora, ficarás livre, agora a tua mente ficará sob o completo controle do íntimo.

Quando aspiravas ao chelado (A palavra sânscrita “chela” significa “discípulo”. “Chelado” é “discipulado”, isto é, o processo de aprendizado.), passaste pela prova do Guardião do Umbral e pela prova do grane Guardião do Umbral mundial.

Agora, já és Mestre e sei que ao teu encontro virá o terceiro guardião. Vence-o e tua mente se libertará dos sentidos externos.

Tuas asas eternas abrem-se por entre o fogo da mente que faisqueia. Entre o crepitar das chamas os tenebrosos do mundo da mente te atacam. Vence-os, ó Arhat!

Controla a mente com látego da vontade.

Quando a mente te acossar com representações de ódio, de perversidade, de paixão, de inveja ou de egoísmo, fala-lhe assim:

“Corpo mental, eu não aceito essa tua representação, retira-a, não a admito, tu deves me obedecer porque eu sou teu senhor.”

Somente através da vontade o Íntimo pode controlar a mente; não há outro caminho…

Afirmemos nosso Ser.

Não sou o corpo. Não sou o desejo. Não sou a mente. Não sou a vontade. Não sou a consciência. Não sou a inteligência.

Eu sou o Íntimo.

Romperei com todas as cadeias do mundo. Sou o Deus vivo. Sou o ser. Sou a vida. Sou o pão da vida. Sou o vinho.

Dentre o crepitar do fogo universal, as ROSAS ÍGNEAS do nosso entendimento flamejam abrasadoramente quando afirmamos a majestade do Ser.

Quando o Guardião do Umbral da mente foge vencido, rompem-se os três enigmas do tempo, antão nossa mente chispeia abrasadora por entre os grandes ritmos do fogo.

Samael Aun Weor

1 comentário

  1. Reflexão…
    Busco o caminho há tanto tempo que nem me lembro mais, mas desde muito cedo que deixei pra depois… Depois… Amanhã… Depois de amanhã… E assim fui caminhando rumo ao lado NEGRO… Sombrio… Tenebroso do mim mesmo, da própria sombra que não dar descanso, essa sombra que tanto traz dor e seu odor fede com todas as abominações e impúdicias (que fere o pudor, a castidade; obsceno, lascivo: gestos impudicos).
    Hoje, acordei reflexionei… Por que tanto sofrimento? Por que tanta dor e amargura?
    Oh… Mãe Divina, eu mesmo fiz isso. Deu uma imensa vontade de chorar… E acabei chorando de remorso por tudo de ruim que fiz a mim e a outros, quanta coisa teria evitado… Quantos momentos de felicidade eu perdi.
    Pai meu, meu senhor… Tu que és o único, o inefável que jamais caiu… Tu que és a minha estrela guia… Tenta piedade de mim, mas cumpra a sua vontade e não a minha.
    Quero voltar há vê-los novamente, meu Pai bendito e minha Mãe Divina, desde já farei esforços sobre-humanos para ter a dita de vê-lo e ajoelhar aos seus pés bendito… E clamar por perdão. Quanta falta me faz os meus pais celestiais, a minha vida está deslizando rumo ao abismo do mim mesmo… Ai!Ai!Ai… Quanta dor, não quero mais isso… Quero apenas amar profundamente o meu amado e bendito SER, quão feliz vou estar quando olhar para os mundos inefáveis… Superiores como nos velhos e antigos tempos de inefável felicidade.
    Ah… Meu pai se soubesse que era tanta dor, não teria trocado o mundo de felicidade suprema… Por minutos de prazeres morbosos (tendência para a anormalidade, doentio), de vergonha.
    Amigos cansei… Cansei, estou exausto… Não quero mais essa vida sem sentido e sem moral, quero levantar novamente… Não importa se nesta ou em outras vidas, o importante é o agora… Lutar! Lutar! Lutar é o que mais quero para o resto da minha existência. Quanta saudade sinto, no mais profundo do meu coração a vontade que está brotando… O Amor aos meus semelhantes. Minha mãe Divina… Bendita senhora, rogo-lhe no mais profundo de minha alma e do meu coração que ajude a todos a superarem suas debilidades e dificuldades… Oh… Mãe Celestial… O que mais quero é voltar a te abraçar, ver novamente o seu divino sorriso… Quanta saudade… Quanta saudade.
    Escrevo isso para compartilhar com todos o que sinto em meu aflito coração neste exato momento.
    Desculpe por qualquer coisa e pelo longo texto. Uma linda semana de harmonia e muita Luz…

    Abraços fraternos a todos…
    R…. Santos
    28/112005

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.